𝕋𝕖𝕣𝕒𝕡𝕚𝕒 𝕕𝕖 𝕓𝕠𝕝𝕤𝕠 𝕡𝕒𝕣𝕒 𝕞𝕒𝕣𝕔𝕒𝕤 𝕠𝕦 𝕔𝕠𝕞𝕠 𝕠𝕗𝕖𝕣𝕖𝕔𝕖𝕣 𝕦𝕞𝕒 𝕖𝕩𝕡𝕖𝕣𝕚ê𝕟𝕔𝕚𝕒 𝕣𝕖𝕡𝕝𝕖𝕥𝕒 𝕕𝕖 𝕤𝕖𝕟𝕥𝕚𝕕𝕠 𝕒𝕠 𝕔𝕝𝕚𝕖𝕟𝕥𝕖
❋ Conhece-te a ti mesmo
Aqui vale recorrer ao método socrático (Maiêutica) que consiste em um profuso questionamento com vistas a conduzir o interlocutor na descoberta de suas próprias
verdades e na conceituação geral de um objeto. Lembrando que segundo Sócrates não existe progresso da consciência sem uma confrontação com o outro. O que nos leva ao segundo enunciado.
❋ Tenha um nicho, conheça seu nicho e se interesse por ele!
Muito se investe no storytelling atualmente. Porém, cabe lembrar que essa técnica não se resume simplesmente, como se costuma afirmar, à arte de contar histórias. Para dar sentido à experiência a qual uma marca se propõe oferecer, a estratégia narrativa deve ser construída visando sempre uma narrativa comum, que é inevitavelmente cambiante. Abusar dos arquétipos pode ser fatal e anula qualquer possibilidade de co-construir com sua audiência.
❋ Conquistar leads é bom, fidelizar é ainda melhor Para apreender esse enunciado basta responder a uma simples pergunta: Você toma seu cafézinho de cada dia no estabelecimento que vende o melhor café da cidade ou naquele cujo dono te faz sentir especial a cada pedido? Marketing sensorial, embalagens inteligentes e 'ecofriendly', serviço ao cliente, cartão de fidelidade com vantagens, newsletters que agreguem valor estão aí para te fortalecer.
❋ Dizer que sua marca é humanizada já não é suficiente Acho que esse enunciado dispensa explicações, mas um ditadinho básico pode ajudar a ilustrá-lo: Não basta ser pai, tem que participar. Todo reino vivo agradece, Amém!
❋ As pessoas pagam para não ler publicidade Por isso, investir em profissionais competentes para cuidar da comunicação da sua marca pode ser extremamente útil, evitando assim campanhas grotescas que subestimam a sensibilidade dos consumidores. Eu sei, é difícil superar a antiquíssima e arraigada locução da Roma antiga Panem circenses…Mas please não seja essa marca que a retroalimenta… Aposte na criatividade e use os estímulos sensoriais com sensibilidade (há redundância nessa frase, confesso, mas é gritante como muitas marcas não se dão conta).
❋ O conteúdo é rei, but… Que o conteúdo é rei todo mundo já sabe, mas infelizmente conteúdos de qualidade nem sempre são a regra. Não se esqueça: os motores de busca estão mais espertos e impiedosos do que nunca e o mínimo deslize na qualidade dos seus conteúdos pode relegá-lo às profundezas do inferno (ou da SERP se preferir).
Invista em profissionais competentes e esteja sempre aberto ao diálogo. Por incrível que pareça, #redatoresweb, #copywriters, #estrategistasdigitais, etc. podem saber mais do que você sobre suas áreas de atuação. (a última frase contém ironia) #copywriter#marketinginbound#marketingsensorial, #marketingdigital
Publicado en LinkedIn
Comentarios