top of page

Nossa criptonita pessoal

Foto do escritor: Gabriela de França NanniGabriela de França Nanni

𝗩𝗼𝗰ê 𝗷á 𝘁𝗲𝘃𝗲 𝗮 𝘀𝗲𝗻𝘀𝗮çã𝗼 𝗱𝗲 𝗲𝘀𝘁𝗮𝗿 𝗶𝗻𝗱𝗼 𝗽𝗲𝗹𝗼 𝗰𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗲𝗿𝗿𝗮𝗱𝗼? 𝗧𝗼𝗺𝗮𝗻𝗱𝗼 𝘂𝗺𝗮 𝗱𝗲𝗰𝗶𝘀ã𝗼 𝘀𝗲𝗺 𝗽é 𝗻𝗲𝗺 𝗰𝗮𝗯𝗲ç𝗮?


"O caminho mais longo que você vai empreender na sua vida é de apenas 50 cm, a distância entre sua mente e seu coração'" Andrew Bennet


Uma sensação estranha, seu corpo tentando te dizer através de dores, fraqueza, infecções... Luzes piscando por todos os poros, tentando avisar: ⛔️ Não siga, pare, perigo! não é por ai! Você sabe que está literalmente indo pelo mal caminho. Mas você sufoca aquela sábia voz interior que susurra... é mais forte que você, você sucumbe... Mas por que calar essa sabedoria interior ?


É a sua criptonita pessoal, a fraqueza específica de cada um....que te faz calar, mesmo sabendo que não deveria.. Sua mente é capaz, inclusive, de fazer horas extras e utilizar um número absurdo de palavras para tentar te convencer a continuar indo pelo caminho errado...


Professor Hermógenes, um grande yogui brasileiro, médico da alma, chamava a criptonita pessoal de a 'coisa'. Podemos entender a coisa como aquilo que devemos enfrentar dentro de nós para redefinir nosso modo de ação.


Feldenkrais, idealizador do método corporal somático com esse mesmo nome, dizia: 'Para mudar nosso modo de ação, é preciso mudar a imagem de nós mesmos que carregamos dentro'.


Coisa ou imagem, não importa o nome que atribuímos. Ao invés de sufocá-la, é preciso identificá-la, enfrentá-la, reconhecê-la, desafiá-la para conseguir combatê-la.


Quase sempre essa coisa ou imagem paralisante, que nos impele a ir sempre na direção errada é o resultado de um condicionamento, um trauma, um acontecimento... V


ocê pode passar a vida alimentando esse medo, que na maioria das vezes nada mais é do que uma crença. Uma crença paralisante. Ou seja, nada, absolutamente nada, já que uma crença é um ficção da nossa mente. A guerra clássica entre o coração e a mente !


3 alternativas se apresentam para enfrentar esse dilema:


1. Ignorar e sufocar as mensagens do coração e seguir na zona de conforto


2. Respeitar totalmente as mensagens do coração e partir rumo ao desconhecido


3. Parar, respirar, meditar, não agir, reconhecer o inimigo, analisar.. Eu tenho experiência com as 3. Muito da primeira, confesso.


Mas por experiência, te digo: você pode tentar sufocar seu coração, mas ele não cede jamais, ele vai sempre tentar te chamar a atenção, de um jeito ou de outro. Escutá-lo parece um salto


Gigante! como se saltássemos de uma falésia...


Mas uma vez que aprendemos a escutá-lo, é como se saltássemos de uma calçada. Uau!!


'As pessoas vêem no mundo o que levam no coração'. Goethe


As pesquisas em neurociência comprovam que uma fraca comunicação entre cérebro e coração produz uma desconexão com o mundo e déficits cognitivos.


Escute seu coração. AGORA!

 
 
 

Commentaires


bottom of page