Nunca pare de dançar, seu cerebelo agradece
Tem um frase do Chacal que adoro e que diz assim "vai ter uma festa, que eu vou dançar até o sapato pedir pra parar. aí eu paro, tiro o sapato e danço o resto da vida." estou convencida que quando Chacal disse festa, ele estava se referindo à vida, ja que etimologicamente festa vem do substantivo latino fēsta, de festa, festivo, solene, que está de festa, que celebra a festa, feliz, venturoso, alegre.
E estamos nesse plano para celebrar a vida e ser feliz, não é mesmo?
Mas por que dançar é benéfico para nosso cerebelo?
Vejamos o que diz a neurociência a respeito dos benefícios que a dança nos traz: pesquisas recentes em neurologia afirmam que bailar cria conexões cerebrais, contribuindo para a saúde global.
Somos inclinados a pensar que somos cérebro e que é ele que comanda nosso corpo, ignorando completamente o fato de que corpo e mente dialogam.
ledo engano!
Através do movimento, do aprendizado de figuras e da coordenação, novas conexões neuronais no cerebelo acontecem. o cerebelo é o que permite a manutenção do equilíbrio e da postura, o controle do tônus muscular, os ajustes dos movimentos corporais e a aprendizagem motora portanto, quando dançamos, multiplicamos as informações enviadas ao sistema motor, proporcionando ao cérebro recursos e dados sobre a reação do corpo em relação ao seu entorno.
Ou seja, nos sentimos mais confiantes com nosso entorno e com a aquisição de novos passos, figuras e coordenações. ao nos sentirmos mais confiantes novas conexões emocionais e cognitivas têm lugar. com isso relaxamos.
Capisce como corpo e mente são inexoravelmente conectados?
E a dança permite reforçar esse vínculo entre corpo e mente. consciência e autoestima crescem. quando bailamos, trazemos à tona emoções escondidas, caladas, sufocadas...descristalizamos traumas. sanamos. estudos conclusivos demonstram que dançar diminui a degeneração neuronal em idosos e pode contribuir para melhorar a vida de pessoas com Parkison, já que na doença de Parkison existe um bloqueio do sistema motor.
Dito tudo isso, quem dança sabe, sem nem precisar recorrer à neurociência. o que vou colocar aqui a ciência já confirma, mas essa afirmação vem da experiência de longa data e meu amor pela dança: dançar nos faz mais feliz. Felicidade promove interação social e rima com inspiração. Pessoas inspiradas são mais criativas. criatividade rima com produtividade.
Ja pensou quão revolucionário seria se as empresas estivessem abertas para propor aos seus funcionários aulas de dança em suas empresas? Todo mundo alegre, inspirado e de bem com a vida, livre de tensões...
Bom, ok, dancei demais por hoje. Minha imaginação foi longe. fica a dica para o mundo #corporativo vai que a moda pega.
留言